top of page
Aerodinâmica
Um bolo sem ornamentos jamais será tão valorizado quanto um bolo devidamente ornamentado, mesmo que ambos tenham sido feitos pelo mesmo confeiteiro e tenham, precisamente, o mesmo sabor. O subsistema de aerodinâmica tem por função mais nobre transformar um bom veículo em um grande carro, ou se preferir, colocamos a cereja no bolo.
De todos os subsistemas que compõem a equipe Kamikaze Racing Team o que mais exige amplo conhecimento do veículo é o de aerodinâmica. Todo o nosso projeto sofre influência direta de todos os subsistemas e vice-versa, por isso exigimos de nossos integrantes o comprometimento com o estudo e responsabilidade com o projeto, além de capacidade de comunicar-se e interagir com demais subsistemas.
Nos subdividimos em três setores: Dinâmica Veicular, Arrefecimento e Dispositivos.
Dinâmica Veicular
Como dito anteriormente, somos responsáveis por transformar um bom veículo em um grande carro; como?
Uma vez que a equipe de suspensão define o comportamento ideal do veículo, todos os demais subsistemas têm que trabalhar de modo a não comprometer este comportamento. Mas o que seria este comportamento?
O projeto aerodinâmico do ponto de vista da dinâmica veicular torna-se especialmente crítico quando o veículo está em altas velocidades. Nesta condição pequenas variações na distribuição de pressão aerodinâmica sobre os dispositivos podem gerar grandes efeitos sobre o comportamento do veículo. Um projeto mau feito pode, em condições críticas, resultar em acidentes graves.
Dispositivos Aerodinânicos
Dispositivos aerodinâmicos são todos e quaisquer elementos ou superfícies projetadas para gerar componentes desejados de força aerodinâmica. Os principais componentes de força são: arrasto e sustentação.
Arrefecimento
De todos os subsistemas que compõem a equipe Kamikaze Racing Team o que mais exige amplo conhecimento do veículo é o de aerodinâmica. Isso é bastante perceptível quando consideramos que além de nos preocuparmos com dinâmica e dispositivos, também precisamos garantir troca térmica ideal entre os “componentes quentes” e o ar.
Especificamente em nossa equipe, onde o carro é refrigerado a água, o controle da temperatura de operação do motor depende de uma boa taxa de troca térmica entre o ar e a superfície externa do radiador.
Um bom conhecimento sobre dinâmica veicular evita erros, como descrito na figura ao lado.
bottom of page