top of page

Suspensão

   O sistema de suspensão de um carro existe para minimizar os efeitos da imperfeição do solo durante o movimento do automóvel, absorvendo a irregularidade da pista e mantendo as rodas sempre no chão. Vale ressaltar que a suspensão tem papel fundamental no desempenho do carro e ela influenciará diretamente o comportamento do veículo durante uma curva, uma freada ou uma irregularidade na pista.

   A suspensão de um carro de corrida tem como objetivo tornar o carro mais veloz no circuito que ele deve percorrer. Então, deve-se imaginar que para um carro como o Formula SAE, a suspensão seja projetada para que o carro consiga percorrer curvas de modo mais rápido, proporcionando a aderência máxima entre o pneu e o solo.

   Na equipe KRT UFBA, o subsistema de suspensão/direção é divida em algumas partes:

  • Sistema de Suspensão

  • Sistema de Amortecimento

  • Sistema de Direção

  • Conjunto Rodas-Pneus

Sistema de Suspensão

   O sistema de suspensão é responsável por definir a geometria de suspensão do veículo, estabelecendo que comportamento o veículo deve ter no percurso a todo o tempo, além de projetar e desenvolver os braços de suspensão e as fixações de todo o sistema no chassi do veículo.

  Sistema de Direção

    O sistema de direção é responsável pelo desenvolvimento e posicionamento da caixa de direção, da coluna de direção, volante e braços de direção do carro. Tais posicionamentos irão definir parâmetros essenciais para determinar o desempenho do carro em curvas e como o carro irá se comportar na pista.

Sistema de Amortecimento

  O sistema de amortecimento é responsável por modelar todo o conjunto mola-amortecedor, assim como suas interações com o chassi do carro e a suspensão. Além disso, o sistema de amortecimento interfere muito nas respostas que a suspensão e o pneu geram, de acordo com a superfície da pista.

Sistema de Rodas/Pneus

   O sistema chamado “Conjunto Rodas-Pneus” é responsável por toda a conexão entre a suspensão e a superfície do chão. Ou seja, é responsável pela escolha das rodas e pneus adequados, além do projeto da manga de eixo e do cubo de roda do carro, que são as peças que conectam as rodas aos braços de suspensão. Essas peças são críticas , pois sua geometria deve permitir o encaixe de toda a suspensão, direção e pneus, e deve ser o mais leve e resistente possível.

   Por fim, o papel do engenheiro de suspensão da equipe KRT UFBA é muito amplo. Ele deve desenvolver conhecimentos de engenharia para aprender a projetar cada uma das peças do subsistema – isto é, fazer a concepção, modelagem em CAD, seleção de materiais, processos de fabricação, cálculos de resistência e fadiga, e simulação computacional para validar o projeto. Além de tudo isso, o engenheiro de suspensão tem que conhecer o máximo de dinâmica veicular longitudinal (em retas), lateral (curvas) e vertical (amortecimento). Esse conhecimento é amplamente necessário na hora de entender o comportamento do carro na pista, pois a suspensão é um dos subsistemas que mais tem influência e parâmetros de controle. É o engenheiro de suspensão que vai dizer qual a pressão de pneu, qual acerto de cambagem e convergência, e qual rigidez de amortecimento é preciso no carro a cada momento.

bottom of page