top of page

Provas estáticas

Essa parte da competição é requisito básico para que a equipe esteja apta a competir nas provas dinâmicas, e consiste em atestar que o protótipo cumpre os requisitos propostos pela competição, de conforto e segurança.​

Inspeção técnica

A inspeção técnica é a primeira etapa da competição, nela o protótipo é avaliado e os juízes tem o direito de pedir que equipe volte para os boxes e façam alterações que viabilizem o protótipo a realizar a próxima avaliação estática.  

Tilt Table

   Tilt Table é uma plataforma inclinável que submete o carro inicialmente a 45º em relação ao piso, o juiz então verifica se o combustível e outros fluidos vazam, logo após a plataforma se eleva novamente e o juiz então verifica se o protótipo possui tendências para um  possível  capotamento quando o carro sofrer uma determinada força lateral, simulada pelos 60º da plataforma, nessa inclinação nenhum líquido inflamável pode vazar.
   

Prova de Freio

   O teste de frenagem é um dos critérios usados pela Competição para definir se o carro está apto para competir nas provas dinâmicas. Neste teste o carro tem que travar simultaneamente as quatro rodas, e não desviar bruscamente a trajetória no processo. 

Teste de ruído

 Controle de  Ruído também é crucial para um bom carro de competição FSAE, nesse teste é obrigatório que o decibelímetro não marque mais de 110 decibéis, mesmo com o giro alto do motor, caso contrário a equipe deve voltar ao box e fazer as devidas alterações.      

bottom of page