top of page

Estrutura

   A estrutura e seus adjacentes são essenciais para todo e qualquer automóvel. Para ter uma noção de sua importância, imagine como seria um carro sem sua estrutura: vários “fragmentos de carro” soltos no chão. Daí pode-se constatar uma das importantes funções da estrutura para o carro: a conexão entre as demais partes fundamentais do veículo. Além disso, a estrutura está diretamente relacionada com a segurança, ergonomia, aerodinâmica, desempenho e design do veículo.

- Chassi (estrutura propriamente dita):

O regulamento internacional que norteia as equipes de Fórmula SAE permite o uso de apenas dois tipos de chassi: Space frame (Estrutura Tubular) e Monocoque. A nossa equipe opta pela estrutura tubular para seus projetos e, por tal razão, explicaremos um pouco melhor sobre seus componentes:

 

  • Cockpit: região onde fica a maior parte do corpo do piloto, situado entre o front hoop, o main hoop e Side impact.

  • Main Hoop: Maior arco da estrutura, sua altura é superior a do capacete do condutor. Deve ser construído com um tubo único sem cortes e sem emenda.

  • Front Hoop: Arco Menor do que o Main hoop situado na frente do cockpit.

  • Front Bulkhead: é formado pelo conjunto de tubos situados na parte frontal da estrutura. Pode ser construída com tubos soldados ou tubo único.

- Segurança:

É responsabilidade do sistema de estrutura estabelecer os sistemas e seus componentes que garantam a integridade física do piloto em situações de risco, como batidas, capotamentos ou vazamentos de fluidos.

Etapas de construção 

   Há várias etapas a serem concluídas para se obter uma estrutura que cumpre as necessidades e exigências da equipe e do formula:

  1. Projeto: Assim como ocorre com os demais componentes do carro, o sistema de Estrutura desenvolve o modelo digital do projeto em programa CAD 3D (como o Solidworks).

  2. Análise: O modelo digital é submetido a análises numéricas: análises estruturais, térmicas e fluidodinâmicas para validação do projeto (Ansys e o Solidworks). Caso o projeto cumpra as os requisitos exigidos passamos para a próxima etapa, caso não, ele voltará para a etapa inicial para correção.

  3. Construção: Com o projeto terminado, partimos para a fase de construção. São usados diversos processos de fabricação e é necessário conhecimento para manusear alguns equipamentos. A construção do chassi tubular necessita de tubos cortados e com encaixes posicionados em gabarito para soldagem.

  4. Verificação: Para garantir alguns quesitos de segurança e até mesmo o próprio conforto do piloto, o regulamento do Fórmula SAE, exige o cumprimento de algumas medidas mínimas para o cockpit. Para tanto, na hora da inspeção são colocados alguns gabaritos, placas de madeiras com as devidas medidas, e eles devem passar sem nenhuma interferência na estrutura.

    Como é possível perceber o trabalho do nosso sistema é de suma importância para a equipe, ele exige que haja uma constante conversa com os demais sistemas afim de que todos se integrem de forma harmônica na estrutura. Espero que este resumo tenha ajudado você a entender um pouco sobre a o nosso sistema.

                                                                                                                                                     Fim!

   Esperamos que tenham gostado deste breve resumo sobre nosso sistema. Em breve terão mais informações.

                                                                                                                       

                                                                                                                                  Muito obrigado!

bottom of page